Isolamento de pacientes com covid-19 é reduzido para 7 dias

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. Em entrevista coletiva dada no início da noite de segunda-feira (10), o ministro Marcelo Queiroga anunciou a nova recomendação do governo. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado.

Se, no entanto, o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. No primeiro, o isolamento termina após cinco dias caso não haja mais sintomas. No segundo, o tempo de isolamento é de sete dias, comprovado o fim da infecção com um teste negativo.

Fonte: Emtempo

Outras Notícias

AM retoma entrega dos cartões do auxílio de R$ 150 nesta segunda

Retomam, nesta segunda-feira (10), as entregas de cartões do Auxílio Estadual permanente na capital e nos 61 municípi...

Detran aponta crescimento de habilitados em 16% no AM em 2021

O número de habilitados no Amazonas cresceu 16,3% em 2021, em comparação ao ano anterior.A quantidade de condutores s...

Pfizer prevê vacina contra Ômicron disponível em março

 A farmacêutica Pfizer planeja ter disponível em março uma vacina atualizada contra a Covid-19 que inclui uma pr...

Guaraná e açaí atuam na reversão do envelhecimento da pele, aponta pesquisa no AM

Resíduos do pó do guaraná e da semente do açaí são benéficos à cicatrização e favorecem a desaceleração do envelhec...